Porquinha adestrada

Porquinha adestrada
Adestramento de porco!!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Enriquecimento ambiental




Enriquecer o ambiente é uma maneira de criarmos atividades físicas e mentais para que o dia-dia dos animais cativos não vire uma rotina.
Na natureza os animais estão constantemente conhecendo novos ambientes, indivíduos e passando por vários desafios para sobreviver. Aqueles que não conseguiram superar esses desafios perderam a chance de formar herdeiros do seu temperamento. Assim, os animais que encontramos hoje em cativeiros estão prontos para gastar toda a energia, tentando fazer algo prazeroso. Se não dermos atividades a eles a chance de desenvolverem algum tipo se compulsão será grande. E muito mais do que evitar esses tipos de comportamentos, o enriquecimento também é uma forma de avaliar o estado de saúde do animal. Quando o mesmo se encontra com algum problema provavelmente iremos perceber uma mudança de comportamento na maneira que o animal está interagindo com o meio.
E os cães? Já que são domésticos não precisam se esforçarem para sobreviver?
No inicio da formação da maioria das raças, os cães eram usados para executar alguma determinada função, eram usados como uma ferramenta de trabalho, para caçar, pastorear rebanhos, controlar pragas em castelos, guardar territórios e até mesmo para transportar seus donos e animais abatidos. Aqueles que não executavam corretamente seu serviço não eram alimentados e não tinham a mesma chance de se acasalar com os que executavam perfeitamente a função.
Da mesma maneira que os animais selvagens os cães foram selecionados para cada vez mais serem ativos e espertos, de modo que os cães que existem hoje precisam de atividades para satisfazer suas vontades instintivas.
Estimular o olfato empreguinando cheiro de presas e predadores, dificultando e variando os alimentos, mudando as texturas presentes no ambiente, acasalando os animais, variar os sons do ambiente e mudar o horário do manejo são maneiras de enriquecermos o ambiente. É importante ressaltarmos que o tipo de enriquecimento varia não só conforme cada espécie mas também para cada indivíduo, para que o enriquecimento traga benefícios aos animais devemos analisar cada animal como um indivíduo único e planejar o enriquecimento dificultando os desafios gradativamente e comparar o comportamento antes e depois de enriquecer o ambiente. É indispensável a supervisão durante as primeiras horas de cada atividade para termos a certeza que os animais não corram risco de se machucar.
O animal que tem o ambiente devidamente enriquecido, não terá tempo de destruir móveis, se auto mutilar, chorar por estar sozinho, incomodar o dono nas horas indevidas e com certeza será muito menos estressado.

Um comentário:

  1. Oi, André! Parabéns pelo blog! Mas acho que você me confundiu com outra pessoa, pois deixou um comentário no meu blog, me chamando de Alê! rsrsrs! Bjs, Cassia

    ResponderExcluir