Porquinha adestrada

Porquinha adestrada
Adestramento de porco!!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Atuação de animais em filmes e propagandas


Muitos me perguntam sobre como faço para treinar os animais que atuam em filmes e propagandas, e por isso decidi responder essas perguntas aqui no Blog.

Todo animal precisa ser treinado para atuar em filmes?
Nem sempre, há muitas vezes que o animal só precisa ser ele mesmo, em várias dessas gravações os animais só precisam correr, pular, comer ou até mesmo só ficar em cena.

 Quanto tempo que se leva para treinar um animal para atuar?
No geral temos pouco tempo, mais ou menos 3 dias. Antes de começarmos o treinamento, a produção precisa aprovar o animal e nos passar o roteiro, quando acaba essa parte geralmente nos restam 3 dias, mesmo assim na hora da gravação acontece algumas mudanças, por exemplo: em um determinado trabalho que o Spyke (meu Jack Russel) participou, no roteiro ele tinha que levar o celular para o seu suposto dono, pouco antes de começar a gravação dessa cena fiquei sabendo que o Spyke teria que pegar o celular em cima de uma mesa, para isso ele tinha que subir numa cadeira, levar o celular para o suposto dono que estava tomando banho, então ele tinha que subir numa banheira que por azar tinha uma borda lisa e estreita e tudo isso sem derrubar o celular da boca. Depois de uns 20 minutos de treino ele fez a cena perfeitamente, isso porque a seleção dos animais é feita pensando também que podem acontecer imprevistos e o animal deve estar preparado. Em algumas situações para garantir, treinamos mais do que um animal para fazer a mesma cena.

Qualquer animal pode se tornar um astro pet?
Quase todos, para o animal ser um ator ele tem que se sentir em casa quando estiver na frente das câmeras, como o ambiente de gravação na maioria das vezes é muito estranho para o bicho, o animal deve se sentir bem para que faça as cenas com naturalidade.

Os animais se estressam nesses trabalhos?
Uma das nossas obrigações é zelar pela saúde e bem-estar dos animais, deixando o animal sempre bem a vontade durante todo o processo do trabalho (treinamento, transporte, tempo de espera, gravações, etc.) dando condições para que eles gostem do que estão fazendo. Assim, mudamos o horário da alimentação para que na hora da gravação eles tenham apetite, o fato de comerem enquanto trabalham faz com que os bichos queiram repetir as cenas com prazer. Se ele gostar de brinquedo, nós levamos o brinquedo preferido dele. Cada vez que o animal acerta agente dá pra ele aquilo que ele mais gosta.

Qual o animal mais difícil de se treinar?
Na minha opinião, o mais difícil é trabalhar com animais sem interesses, como uso recompensa para reforçar o comportamento, fica muito difícil se o animal não gostar de brinquedos, não tiver apetite ou qualquer outra coisa que possamos usar para agradá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário