Porquinha adestrada

Porquinha adestrada
Adestramento de porco!!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Como os animais aprendem?



André Poloni
Desde os primeiros minutos de vida os animais estão aprendendo, para que os comportamentos se repitam é necessário algum reforço, que varia de acordo com a situação.
Imagine um cão que está latindo enquanto o dono come, se o dono der um pouco da comida ao cão é provável que o cão aprenda a latir para pedir comida, isso se o cão gostar de comer oque o dono ofereceu a ele, e se o dono manter o mesmo padrão de comportamento. Nesse caso o cão tem uma recompensa por latir, e terá o mesmo comportamento quando quiser aquela recompensa. Podemos falar que o cão aprendeu por reforço positivo (ele recebeu uma recompensa por ter executado um comportamento).
Alguém que ensina o cão a sentar, empurrando o traseiro dele para o chão, está ensinando o cão com reforço negativo, pois ele para de incomodar o cão se ele sentar, ou seja, o cão aprende a se livrar do incomodo.
Positivo ou negativo não significa ser bom ou ruim e sim que algo é acrescentado (recompensa) ou algo é retirado (Incomodo) quando o animal executa o comportamento.
Quando criamos um padrão de comportamento no treinamento, nossos animais acabam aprendendo como a gente ensina e a gente acaba aprendendo a melhor maneira de ensinar eles, o que não podemos esquecer, é que os animais estão o tempo todo aprendendo mesmo os que não são adestrados sabem como pedir comida, água e carinho isso porque nenhum animal sobrevive se não conseguir se adaptar ao meio.
Recompensa e o incomodo variam de acordo com cada indivíduo e situação, o que é recompensa e incomodo no ambiente comum do animal pode não ser tão interessante num ambiente com muitas distrações e estímulos.
A melhor situação para adestrarmos um animal é quando conseguimos controlar todos os estímulos, recompensas e sabemos como o animal reage a todos eles.

2 comentários:

  1. Legal André! Sucesso sempre! :) Quando puder, também dê uma passada lá no meu blog né? ;) Só pra comentar :D Bjins

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o que escreveu!! Você já pode ser considerado o "o encantador de cães" brasileiro! rs.. Sucesso pra vc! bjos

    ResponderExcluir